segunda-feira, 9 de abril de 2012

Agora com 4 dentes a menos na boca

Há alguns anos atrás, o dentista disse que eu tinha que extrair 4 dentes sisos (terceiros molares) e eu sai de lá fingindo que não ouvi. Dizem que são os dentes do juízo, isso porque eles nascem quando você tem por volta de 18 anos e é quando começa a ter juízo. Eu discordo!
Acontece que recentemente estes mesmos dentes inclusos começaram a inflamar, doer e me irritar. Voltei ao dentista e o diagnóstico foi fatal e bem objetivo: "Vamos extrair os 4, que dia você pode? "
Ele ainda mencionou que os 4 estão inclusos e que o direito inferior esta mais complicado. Bom saber.




Eu não sabia, mas a dor de garganta que eu andava tendo com frequência não era garganta inflamada, e sim os dentes inflamados causando essa sensação de garganta arranhando.

Sem ter por onde correr, marquei a cirurgia e pedi pra alguém me levar, já que eu não poderia dirigir após o procedimento.
O dentista já tinha feito umas 20 operações daquelas no dia e eu era só mais uma do final da Sexta-Feira. Perguntou se tinha me explicado como seria e disse que eu não ia sentir nada.
Colocou um pano no meu rosto e deixou apenas a abertura da boca para ele trabalhar.
Limpou a minha boca e também tudo em volta e começou a explorar.
Perguntei se ele poderia me dar um remédio para dormir para que eu acordasse só depois de tudo acabar, mas ele disse que ele precisava de mim e que eu deveria auxiliá-lo obedecendo ao fazer os movimentos que ele exigisse.
Pano na cara e vamos lá!

Ele começa pela anestesia, claro! Uns furinhos chatos em cada terceiro molar, por volta de 3, parece que ele esta enroscando um parafuso na sua gengiva, incomoda um pouco, mas não dói muito, é tolerável. Acredite que tolerável na minha concepção é uma palavra que tem um significado tipo : "de boa!"
Por muito pouco eu digo que algo é intolerável.
Enfim... Minutos depois todos os dentes estão anestesiados! E o bom é saber que depois da terceira agulhada não tem mais e segundos depois você nem esta sentindo aquela área mesmo...
O dentista pergunta se esta tudo bem e toca o meu rosto na bochecha toda e dentro da boca questionando se eu estou sentindo algo. E como já não estou sentindo no primeiro dente que ele anestesiou, o superior direito,  podemos começar!



Ele faz pressão, barulhos, coloca várias coisas lá no dente... mexe, mexe, aperta, corta, fura, puxa, empurra e diz que vai retirar, pede licença para apertar bastante minha testa e crec! Sim, CREC!!
Eu senti o dente se separando de mim! Mas sem nenhuma dor! Ufa!
Depois ele ficou fazendo os pontos  por uns minutos e: próximo!

Foi igual no superior esquerdo. Só que eu não senti o CREC tão nítido, então quando ele passou pro inferior esquerdo eu levantei e perguntei "BAS E EFFE BENHE ATI?", traduzindo: "Mas e esse dente aqui? " Apontando pro dente e me movendo.. ele levou um susto e me segurou de volta na maca, me empurrou gentilemnte e me alertou pra não me mover porque haviam vários objetos cortantes e instrumentos da cirurgia no meu tórax (a mesa de trabalho dele) e que já tinha retirado, eu que nem senti e tal.  Ok, Melhor assim!

O dentista falou o tempo todo comigo, perguntando se estava tudo bem e se eu poderia me mover pra cima, pra baixo, pro lado, abrir mais a boca, fechar um pouco a boca, etc. Comigo e com a assitente dele que estava insatisfeita no relacionamento com o namorado.
Passamos para os inferiores, muito mais complicados, demorados e incovenientes. É desagradável porque o sangue fica saindo do buraco, aquele cheiro horrível de carne queimada te pertuba, aquele barulho insuportável de maquininha de dentista te corta, tudo isso dentro da sua boca e você sem conseguir respirar direito porque o sangue esta escorrendo para dentro de você "guela" abaixo mesmo com aquele sugador também dentro da sua garganta, e o doutor pede para você se concentrar e respirar pelo nariz. Complicado! Essa é a pior parte, engolir sangue e se engasgar com ele. Fora isso, sem dor, o dente sai numa boa .

O último dente (inferior direito) era o mais complicado, mais saiu mais rápido do que o anterior. Mesmo drama com o sangue, mas por menos tempo.



Eu sai da sala já com tudo inchado!
Não conseguia falar direito, mas não sentia nenhuma dor.
*Sugiro passar protetor labial, tipo cacau antes e logo após a cirurgia ou hidratante. Isso evita que você corte o canto da boca com os movimentos bruscos da cirurgia. Detalhe, voce não sente NADA, mas a boca esta machucada. Proteger os lábios e ao redor dele é legal. Mesmo sabendo que o dentista vai retirar tudo quando começar a higienizar a área da cirurgia.

E sai MUITO sangue nas primeiras horas, fiz a cirurgia as 18h, exatamente pra poder dormir logo após e reduzir esse tempo de agunia e horas sangrando. Sai da sala de cirugia mordendo gases dobradas entre os últimos dentes, uma em cada lado. O doutor disse que o que auxilia a parar logo de sangrar é a pressão que eu fizer apertando a gase, mordendo, para pressionar o local da cirurgia.

A cada meia hora eu trocava a gase completamente ensopada de sangue. E nesses intervalos,  bebia agua gelada.
SEMPRE com gelo nas bochechas, com uma bolsa térmica congelada de cada lado do rosto.

Na manhã seguinte, já não sangrava tanto, mesmo tendo uma poça gigante de sangue no meu travesseiro, porque escorreu da minha boca a noite e eu não conseguia fechar a boca de tão inchada. Fiquei parecendo o kiko.


EU tomei antibiótico e antiinflamatório, 1 hora antes da cirurgia e por 1 semana. Não vou passar os nomes porque eu não sou médica para receitar.

Também tomei e remédios para dor, um leve por 2 dias, e um em caso de dor forte, quando precisasse. Esse era maravilhoso! Tipo tomar e sorrir! E o enxaguante bucal para higienizar a boca também é parte  importante no processo de recuperação.

Não senti dor na recuperação, tomei os remédios todos. Mas o incômodo e desespero de fome, vontade de coisa salgada e de mastigar direito é irritante!! Você não abre a boca, não fala, não come!

Tomei bastante sorvete, açaí, yogurte nos primeiros 3 dias, então comecei a comer papinha de bebê e sopas.

A higienização também é bem complicada. É melhor não comer nada sólido, para não entrar nos buracos da cirurgia. É difícil demais limpar!! Você faz o bochecho, mas mesmo assim não sai tudo. Fora que não pode cuspir. Para não acabar estourando os pontos e se machundo. Acho que escovar os dentes só é possível no 4o ou 5o dia.


Sei que de uma semana depois eu já tava comendo, mas com os pontos incomodando ainda, furando minha lingua e minha bochecha.

Quando retirei os pontos, 10 dias após a cirurgia só tinha uma observação preocupante, meu lado direito da boca, lábio e queixo estavam com parestesia. Eu ainda não os sentia, ou sentia pouco. A cada dia foi voltando mais esse movimento, formigando aos poucos, até que agora: 30 dias após a cirurgia a sensibilidade  voltou quase 90%. Minha preocupação se foi, estou com 4 dentes a menos, mas já passei pelo pior e nunca mais vou ter que repetir isso!

Acho que extrair os 4 de uma vez é melhor do que "picado".

5 comentários:

  1. tenho 40 anos e nunca tive dente do siso que na minha terra, chamam de dente do juizo.. oi?? alguma coisa errada comigo???

    :-)

    mt obrigada pela visita! aquele blog ta desativado, dei um tempinho nele, mas tenho o outro, bem mais ativo :-)
    Bjs e sim, vc tem toda razao, viajar é maravilhoso mas voltar pra casa, nao ha nada igual e é disso que gosto numa viagem,a volta pro nosso cantinho... espero que vc encontre logo o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se você nasceu sem os dentes do juízo significa que você é uma pessoa evoluida! As crianças da nova geração já estão "vindo" sem estes dentes! Sinta-se privilegiada!

      Eu li que o blog estava desativado, mas lá ainda contém suas lembranças e achei super gostoso lê-las. Os posts do novo também!

      Obrigada pela torcida! =) Estou certa de que na hora certa, coisas boas vão acontecer!

      beijos e um ótimo final de semana

      Excluir
  2. Eu estou com muito medo da cirurgia porque tenho dois sisos que andam me encomodando bastante, mas eu tenho uma arcada dentaria pequena. Ou seja acho que meu dentista irá extrair os quatro dentes. E verdade que você não consegue andar nos primeiros dias? Eu uso aparelho fixo será que isso atrapalhara a remoção dos sisos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade! Fiz a cirurgia as 18h e fui andando normalmente pra casa! Acordei no outro dia e andei normalmente! Vai dar tudo certo!

      Excluir
  3. Ola! Meu nome é Tati. Muito legal expor sua experiencia! Hoje tb retirei meu ciso. Concordo, nao doeu devido a anestesia porem senti incomodo e sangrou bastante, mas tudo é suportavel. Estou tomando as medicacoes e nao sinto nenhuma dor... Voltei para casa a pe, tudo tranquilo. O mais dificil é a vontade de comer, comer somemte sorvete e beber agua gelada isto sim é torturante. Opitei por fazer a cirurgia pela manha pois o organismo sente menos dor. Boa sorte a todas, coragem e fe que tudo da certo. ;-)

    ResponderExcluir