segunda-feira, 9 de abril de 2012

Casa

Já morei em tantas casas, que nem me lembro quantas! Não me lembro todos os endereços, em que ano foi ou quem morava por perto.
Tenho um grande amigo que também já se mudou bastante, e eu conheci parte das casas em que ele morou, lembro bem de algumas e falhei em visitá-lo em outras, dependia da fase da minha vida, se estava mais enrolada ou não. O fato a citar é que ele se lembra de cada endereço e usa isso como senhas! Os endereços residenciais da capital tem uma peculiaridade, são completamente distintos do modelo usado no resto do Brasil, não existe nome de rua em Brasília. Um endereço super comum aqui seria: SQS 305 Bloco J apt 722. A senha poderia ser algo tipo: 305J722.
 Usei um apartamento fictício, tendo em vista que não existe sétimo andar em nenhum prédio de super quadras da Asa Sul - até porque eu  não posso expor nenhum morador.
  Como eu nasci por aqui sei que este endereço é referente a uma quadra deste bairro. Posso dizer que com um endereço na mão, chego a qualquer casa de BSB sem GPS. Pode ser que eu precise de ajuda na rua, mas só pra auxiliar com uma referência. Eu sempre gostei de mapas, endereços, caminhos e acessos. Acho que eu seria uma boa navegadora de raly.
Eu amava morar no Guará quando tinha uns 12 anos e brincava na rua de Vôlei, queimada, amarelinha, pular elástico, etc. No dia em que eu me mudei pra lá, eu fui atropelada por uma menina de bicicleta, que quebrou a perna, e se tornou minha amiga tempos depois.
Algumas casas foram mais marcantes que outras.
Desde pequena, sempre gostei de viajar e explorar outros lugares. E voltar pra casa era muito mais chato do que ir passear. Voltar pra rotina, pra escola, etc. Mas quando criança, eu não podia escolher muito.
Assim que comecei a ganhar dinheiro, posso dizer que investia todo ou grande parte dele em viagens. Mesmo que fosse pra Caldas Novas com meus primos!
Sou uma pessoa simples, tanto que não me atrai loucamente comprar jóias, sapatos caros, bolsas, relógios ou roupas de marcas famosas. Tudo isso é supérfluo ao meu ver. Prefiro um passeio na chapada, numa praia, num parque, num país diferente, um show, um espetáculo de teatro, um dia numa ilha ou conhecer um lugar novo.
Gosto mais de viajar do que de voltar, já notei, curto mais sair do que ficar e ao ler um texto lindo num blog da Cris Guerra, me entendi um pouco mais, ela escreve para o filho que ela acaba de ter, se referindo ao pai dele que falecera meses antes do nascimento do bebê:
“Seu pai amava viajar. Eu também gosto, mas não sou assim tão solta. Sempre me culpei por isso. Mas agora entendi que ser assim tem o seu lado bom. … Com o tempo, aprendi a cultivar meus espaços. Aos 27, fui morar sozinha, e fazer minha casa teve uma importância muito grande. É maravilhoso olhar para seu apartamento, mesmo que ele não seja próprio, e sentir que ele é uma extensão de você. Que à sua volta estão as suas escolhas, as coisas que você ama, um pouco da sua alma. E isso com o tempo melhora, porque você passa a se conhecer mais. Para mim, uma casa aconchegante fala do quanto me sinto confortável em mim mesma. Adoro viajar, filho. Mas também adoro ficar. Não sei como, mas quero poder ensinar essa sensação pra você. Quero muito que você seja feliz por ser você. Viajar é maravilhoso. Mas é fundamental gostar de voltar para casa.”

http://parafrancisco.blogspot.com.br/




Ao ler o texto, hoje com 28 anos, sinto que eu ainda quero muito viajar e quero também ter uma casa para voltar, mas para minha casa, não para casa dos pais, ou da família ou de outra pessoa. Estou sentindo necessidade de ter a minha casa, o meu espaço, a minha geladeira, a minha cara na sala e nos livros e CDs da estante, nos panos de prato da cozinha e na louça no escorredor. Assim, acabo vendo outras pessoas adquirindo esta benção e me sinto pressionada a ter o mesmo. Pressionada por mim mesma, porque se dependesse da minha mãe e da minha avó, moraria com elas pra sempre, mesmo se me casasse, tivesse filhos e netos.
Existe uma questão social de poderes também, e isso me incomoda. Quero o MEU. Mesmo que não seja um apartamento comprado, poderia ser alugado! E também não pode ser uma casa, eu nunca morei num apartamento e hoje sonho com UM, pequeno que seja, pode ser minúsculo, estarei feliz se ele for o meu espaço!  Achei este vídeo inspirador e fantástico! Um AP super pequeno, bem planejado e prático! Acho que conforto é fundamental, qualidade de vida e funcionalidade! Parece ter tudo aqui:
          http://youtu.be/nVY_crMSigk

Por enquanto, nenhum lugar vai ter gosto de lar se eu não determinar que é o meu lar. Estou em busca disso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário