sexta-feira, 20 de abril de 2012

Baobá

Baobá.


Dizem que o Baobá vive de três a seis mil anos. Essa árvore é nativa da África e da Austrália.
É a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.
Na Austrália, colocaram prisioneiros dentro de seu tronco, de tão grande e extenso que é!
Os aborígenes comem a sua fruta e usam as folhas como planta medicinal.




Existem apenas 20 árvores dessas no Brasil.
É um dos personagens do Pequeno Príncipe.
A floração do Baobá dura só um dia.
 Conhecido nos meios científicos com o nome de Adansônia Digitata, o baobá, quando adulto, é considerada a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro. São árvores seculares, testemunhas vivas da história, é uma das árvores mais antigas da terra.




O cronista Gomes Eanes de Zurara assim descreveu a árvore: Árvores muito grandes e de aparência estranha; entre elas, algumas tinham desenvolvido um cinturão de 108 palmos a seu pé (ao redor 25 metros). O tronco de um baobá não mais alto do que o tronco de uma árvore de noz; rende uma fibra forte usada para cordas e pano; queima da mesma maneira como linho. Tem um grande fruta lenhosa como abóbora cujas sementes são do tamanho de avelãs; pessoas locais comem a fruta quando verde, secam as sementes e armazenam uma grande quantidade delas.





Na história O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, o menino narra que o solo de seu pequeno asteróide era infestado de sementes de baobá. Preocupado com os possíveis danos que estas plantas pudessem causar quando adultas, após completar a sua toilete matinal, dedicava-se à toilete do asteróide, arrancando regularmente os seus pequenos brotos.

Em Angola e Moçambique, esta árvore é conhecida por embondeiro, ou imbondeiro. Em certas regiões de Moçambique, o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária.



No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.
Essas árvores concentram-se principalmente no estado de Pernambuco , e eu conheci uma hoje próximo a Porto De Galinhas, em Ipojuca, um Baobá com mais de 350 anos e 15 metros de circunferência. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário